Decreto de Exoneração do cargo de Cardeal do eminentíssimo Dom Átila Henrique Cardeal Mariae
PIUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
SERVICE DEI ET APOSTOLICAE SEDIS
ARCHIEPISCOPUS PROVINCIAE ROMANAE
METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANAE CIVITATIS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Aos diletos membros do Clero, saudação em Cristo Jesus.
“Senhor, tu conheces os corações de todos; indica-nos qual destes dois homens escolheste como apóstolo para substituir Judas, que foi para o lugar que merecia.” Tiraram então sortes, tendo estas caído sobre Matias, que passou a ser apóstolo com os outros onze. Atos 1, 24-26.
Amados irmãos, este gabinete apostólico tem avaliado e visto, desde a nomeação do nosso irmão, determinados comportamentos do referido religioso, no que se diz respeito a condução de seu rebanho, seu ministério e seu comportamento como representante das igrejas particulares aos quais a sua nomeação está inserida, no seu completo desrespeito e indisciplina com os irmãos cardeais.
Portanto, tendo feito a dita avalição, pelos atos do referido religioso, e no uso de minha autoridade, conferidas por São Pedro, decreto a exoneração do nosso irmão Dom Átila Henrique Cardeal Mariae, de seu respectivo cargo de Cardeal no Clero da Santa Igreja Romana, e assim também, interferiremos diretamente nos seus trabalhos na Santa Sé. O mesmo deverá voltar ao seu serviço como epíscopo da Santa Mãe Igreja.
No mais, desejamos a vós e a todos que lerem esta carta, a benção do Deus Todo-Poderoso e da Virgem Maria, mãe de Deus e nossa.
Dado e passado em Roma, junto a sede da Prefeitura da Casa Pontifícia, aos 03 dias do mês de Abril, do Ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e três.