Semanário Litúrgico do III Domingo da Quaresma
SEMANÁRIO LITÚRGICO
O sacerdote diz:
Pres: Oremos.
E todos oram em silêncio, por algum tempo.
Então o sacerdote abrindo os braços reza a oração;
O diácono responde:
Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco.
Diác ou Sac:
Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. A mulher samaritana disse então a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se dão com os samaritanos.
Respondeu-lhe Jesus: “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”. A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?”
Respondeu Jesus: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”.
A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la”. “Senhor, vejo que és um profeta! Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”.
Disse-lhe Jesus: “Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”. A mulher disse a Jesus: “Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”.
Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que estou falando contigo”.
Muitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. E muitos outros creram por causa da sua palavra. E disseram à mulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.
1. Para que a nossa Diocese e as suas paróquias escutem a voz do Espírito que as convida a converterem-se claramente ao Evangelho, oremos.
2. Para que na nossa pátria e em todo o mundo surjam homens responsáveis e decididos, que trabalhem pelo bem dos cidadãos, oremos.
3. Para que os cristãos do Oriente e do Ocidente sejam homens e mulheres de fé como Abraão e obedeçam sempre à voz de Deus, oremos.
4. Para que os doentes que estão em agonia acreditem no grande amor que Deus lhes tem e se entreguem nas mãos do Salvador, oremos.
5. Para que os membros desta comunidade recebam a luz de Cristo transfigurado
e vivam sempre na presença do Senhor, oremos.
6. Para que as pessoas que passam por necessidades, insegurança alimentar ou fome, que o Senhor nunca deixe faltar o pão de cada dia na mesa dessas pessoas, oremos.
De coração contrito e humilde, sejamos, Senhor, acolhidos por vós; e seja o nosso sacrifício de tal modo oferecido que vos agrade, Senhor, nosso Deus.
Lavai-me, Senhor, de minhas faltas e purificai-me de meus pecados.
Pres: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
O povo responde:
Ass: O amor de Cristo nos uniu.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Pres: Oremos.
Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém.
RESPONDER AO APELO DO SENHOR
DE SERMOS NO MUNDO A CERTEZA
DA PARTILHA, MILAGRE DO AMOR
Ó BOM MESTRE, A VÓS RECORREMOS
AJUDAI-NOS A FOME VENCER
RECORDAI-NOS O QUE NÓS DEVEMOS:
“DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER”
“DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER”!
2. JESUS CRISTO, PÃO DA VIDA PLENA,
EM SUA MESA NOS FAZ ASSENTAR
E SACIA A NOSSA POBREZA
PARA UM MUNDO MAIS JUSTO FORMAR.
3. UNIDOS NESSE TEMPO PROPÍCIO
DE JEJUM, ORAÇÃO, CARIDADE,
RECORDEMOS, POIS É NOSSO OFÍCIO
CULTIVAR E PLANTAR A BONDADE.
4. A AUSÊNCIA DA FRATERNIDADE
NOS LEVA A DESVIAR O OLHAR
DO IRMÃO QUE TEM NECESSIDADE
DE VALOR, ALIMENTO E LUGAR.
5. A FOME AGRAVADA NO MUNDO,
VEM DE UMA VISÃO ARROGANTE
A CARÊNCIA DO AMOR MAIS PROFUNDO
QUE NOS TORNA IRMÃOS TÃO DISTANTES.
6. NAS CIDADES E EM TODO LUGAR,
QUE SE ABRA O NOSSO CORAÇÃO
À ALEGRIA DE PODER PARTILHAR
O PÃO NOSSO EM FELIZ ORAÇÃO