quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Bula "Servum autem Domini" - Pela qual se Decreta a Abertura da Ordem dos Frades Menores

 Bula "Servum autem Domini" - Pela qual se Decreta a Abertura da Ordem dos Frades Menores

PIUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
SERVICE DEI ET APOSTOLICAE SEDIS
ARCHIEPISCOPUS PROVINCIAE ROMANAE
METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANAE CIVITATIS 
AD PERPETUAM REI MEMORIAM

Aos que chegarem está bula saudações e copiosas bençãos apostólicas.

 

Aprouve o Espírito Santo Paráclito me conceder a dignidade de sentar sob a Cátedra de São Pedro, pela qual governo todo orbe católico vigente nos muros de nossa Igreja particular do Minecraft e com o divino ardor de apascentar o rebanho de Nosso Senhor Jesus Cristo, assistir as necessidades espirituais em volta do mundo, de maneira a saná-las de forma virtuosa e eficiente. E nós, a exemplo de Cristo que usando parábolas mostrou-nos a importância e necessidade de guiar um rebanho, voltando-me ao pedido da Ordem dos Frades Menores para que se tornem uma ordem religiosa, e eu como sucessor do bem aventurado apostólo Pedro concedo a presente bula para que se dê a abertura da ordem para que possam "viver os conselhos evangélicos e testemunham o amor cristão vivendo em fraternidade." 

 

"A irreprimível alegria, brotada pelo sentir-se amado e chamado pelo Pai, aumentou no jovem o desejo de viver de Providência e, em prol do Evangelho, decidiu deixar seus bens aos pobres. Era irreparável a divergência criada com o pai, Pedro de Bernardone. Este o denunciou publicamente; então, o filho declarou seu íntimo desejo de casar com a senhora Pobreza, despojando-se das suas vestes diante do Bispo Guido." [1] 

 

O amor ardente por Cristo, expresso graciosamente com a representação do primeiro Presépio vivo, em Greccio, no Natal de 1223, levou o pobrezinho a conformar-se com Jesus e a receber, como primeiro santo da história, o sigilo dos estigmas. O “Jogral de Deus” foi testemunha da alegria da fé, aproximando do Evangelho também os não crentes e até capturando a atenção do Sultão, que o acolheu com honras na Terra Santa. Também exorto vós dilétos filhos da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos a seguirem o exemplo da São Francisco de Assis a sempre se doarem para o serviço dos mais necessitados, ir ao encontro daqueles que estão perdidos, sofrendo, entre tantas outras mazelas do mundo.

 

Em conformidade, após ter ouvido o parecer da congregação para os Institutos de Vida consagrada e Sociedades Apostólicas, no uso de minha autoridade apostólica, DECRETO a abertura oficial da Ordem dos Frades Menores, com o uso de todos os direitos dado as Sociedades de Vida Religiosa, bem como passa a ter os deveres inerentes a mesma, ficando a disposição da Congregação para os Institutos de Vida consagrada e Sociedades Apostólicas para que se preste os devidos esclarecimentos, bem como caso necessário a congregação preste auxílio a ordem. E no uso de minha autoridade concedida pelos bem aventurados apóstolos Pedro e Paulo, NOMEIO o Reverendíssimo Sr. João Eduardo como Frei Superior-Geral da mesma.

 

Ainda declaro que deverá ser celebrada solenemente a missa de Inauguração oficial da ordem, e que seja lida a presente bula na celebração, celebrada por mim ou por alguém delegado posteriormente.

 

Por fim rogo a bem aventurada Virgem Maria, juntamente com São Francisco de Assis, para que possa interceder pela Ordem dos Frades menores, e ao Espírito Santo Paráclito para que possa sempre iluminar toda ordem e aos seus superiores para que sempre tomem decisões em prol da Ordem e que ele também possa ilumina toda a Santa Igreja para que imite sempre os passos de seus divinos fundadores.

 

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos 28 dias do mês de Dezembro do ano da graça do Senhor de 2022.


+Pius, pp. I
Pontifex Maximus